sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Atuação da Smic na apreensão de medicamentos

A Secretaria Municipal da Produção Indústria e Comércio (SMIC) está propagandeando os telefones para denúncias, há um grande estímulo para que as pessoas denunciem vendedores ambulantes que comercializem medicamentos "piratas". Os agentes da Smic automaticamente classificam como "pirata" todo e qualquer medicamento, independente de ser efetivamente falso, que não recolha os devidos impostos.


Em entrevista, o secretário adjuntoda SMIC  José Olmiro Oliveira Peres afirma que o fator que leva as pessoas a buscarem medicamentos em vendedores ambulantes é o alto valor dos medicamentos nas farmácias convencionais. Sendo assim, a população de baixa renda busca os vendedores ambulantes como alternativa.



O que fica claro e é indiscutível é que a SMIC opera combatendo um problema causado pelo próprio sistema que mantém a entidade fiscalizadora. Vamos entender melhor. As empresas farmacêuticas operam com altas margens de lucro, até ai tudo bem, empresa farmacêutica e consciência social não andam de mãos dadas. O governo taxa estes produtos de modo que o alto lucra é acrescido de altos impostos.A farmácia, por sua vez, que é o elo final entre o fabricante e o consumidor, além da margem de lucro tem que arcar com mais impostos, além de encargos trabalhistas, sedes, publicidade etc. Todo esse aglomerado de custos é repassado ao consumidor, o que torna a aquisição de alguns medicamentos simplesmente impraticável para grande parte da população.  



O governo falha em prover medicamento para quem não tem recursos, mas não falha em combater a sonegação de impostos. Sonegar não é certo, sonegar só tem a prejudicar a sociedade brasileira. A questão que eu levanto é quanto as prioridades e a ordem de resolução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário