segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Sessão plenária na Câmara de vereadores de Porto Alegre

Olá, 

hoje dediquei algumas horas do meu dia para acompanhar a sessão plenária da Câmara de vereadores de Porto Alegre. Foi uma experiência no mínimo elucidativa. 

De um lado o vereador Dr. Thiago Duarte, do PDT, enaltece a eleição democrática do diretório dos estudantes da UFRGS, de outro, a vereadora Fernanda Melchionna, do PSOL, questiona a eleição do Gabriel Marchesi, também conhecido como "Nazista da UFRGS", mas que na realidade é assumidamente "Fascista". Após uma sessão de réplicas e tréplicas, após até mesmo o presidente da câmara utilizar a tribuna para exercer seu direito de resposta, e é claro, ser questionado pela vereadora sobre qual a prerrogativa para utilização do tempo, entendi claramente o porquê da demora na votação de projetos de interesse público. 

Após um período de discursos demagógicos, o vereador Tarciso Flecha Negra, do PSD, recebe a palavra e passa a discursar, sem muita eloquência, sobre o nome do futuro projeto da futura marina do futuro projeto da futura renovação do cais de Porto Alegre. A ideia do vereador é a de que a futura marina... seja nomeada em homenagem ao Almirante Negro, João Cândido Felisberto, que foi o líder da revolta da chibata em 1910. Ora, não vejo outro nome mais apropriado. O que parece não ser apropriado é que o projeto original não contempla o nome "João Cândido Felisberto", figura no projeto apenas Almirante Negro. Após mais de uma hora de discussão os vereadores concluíram que o nome da marina não deve ser "Marina Almirante Negro" e sim "Marina Almirante Negro João Cândido Felisberto". Ou seja, a votação foi adiada para a próxima sessão plenária., se houver quorum é claro.

Resta a impressão de que os assuntos de ordem pública como educação, saúde e segurança, figuram em segundo plano, sendo os assuntos de menor importância debatidos sem uma ordem criteriosa que vise o efetivo bem estar da comunidade. Continuo afirmando que o voto é nossa maior arma para mudar o sistema, mas será que temos onde mirar ? A pergunta que fica é: - Em quem votar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário